O Valor das Bibliotecas
Estudo de Impacto Socioeconómico das Bibliotecas na Comunidade Floral de Navarra (Espanha), 2016.

Este estudo, que incide sobre 135 Bibliotecas de Navarra (91 bibliotecas públicas, 36 bibliotecas especializadas e 4 bibliotecas universitárias) foi promovido pelo Conselho de Cooperação Bibliotecária do Governo da Navarra e elaborado em colaboração com a Fundação Germán Sánchez Ruipérez, coordenado por Hilario Hernández Sánchez, para difusão do impacto socioeconómico das bibliotecas na sociedade. Foram inquiridas mais de 5.200 pessoas, maiores de 14 anos.

Mais do que saber quantas bibliotecas existem, que coleções e que recursos informativos dispõem, que serviços oferecem ou quanto dinheiro custam, importa calcular o valor que têm para os utilizadores, ou seja, que valor lhes é atribuído pelos cidadãos que as utilizam.

Pretende-se calcular o melhor possível o valor económico das bibliotecas em termos económicos e sociais, na sua capacidade de proporcionar bem-estar e possibilidades de desenvolvimento.
A ausência de uma referência monetária concreta ao preço dos serviços bibliotecários que são por norma oferecidos de forma gratuita, numa sociedade de mercado como a nossa, leva a que a sociedade não tenha uma ideia clara nem do valor das bibliotecas, nem do valor que trazem à vida económica da comunidade, que benefícios geram a quem as utiliza e, no geral, ao conjunto da sociedade.
Return On Investment, fórmula que devolve a percentagem de retorno sobre o investimento realizado: ROI = (retorno - investimento) /investimento
APM Atribuição de Preços de Mercado VC - Valoração Contingente

Estudo em formato PDF
21-11-2017 RD